5
Porque, enquanto estávamos na carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nossos membros, dando fruto para a morte.
6
Mas agora estamos livres da Lei, por termos morrido para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que sirvamos sob o novo regime do Espírito, e não sob o velho regime da letra.
7
Que diremos, pois? É a Lei pecado? De maneira alguma! Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque também não saberia o que é concupiscência se a Lei não dissesse: Não cobiçarás.
8
Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, produziu em mim toda classe de concupiscência; porque sem a Lei o pecado está morto.
9
E eu, em outro tempo, vivia sem Lei; mas, vindo o mandamento, o pecado reviveu e eu morri.
10
O mesmo mandamento que era para a vida, achei que me resultou para a morte;
11
porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, enganou-me e, por meio dele, me matou.
12
De maneira que a Lei é santa e o mandamento, santo, justo e bom.
13
Logo, o que é bom veio a ser morte para mim? De modo algum! Mas o pecado, para se mostrar pecado, produziu em mim a morte por meio do que é bom, a fim de que, pelo mandamento, o pecado chegasse ao extremo da pecaminosidade.